Técnico em Multimeios Didáticos

A informática teve um processo evolutivo muito rápido, e é assim até hoje. O computador pessoal foi criado no final da década de 70, e hoje é um equipamento presente na maioria dos lares do mundo. No Brasil, se alguém não tem computador em casa certamente tem contato com ele na escola ou no trabalho, deste modo os educadores perceberam que este seria uma ferramenta poderosa no auxílio ao aprendizado.

O técnico em Multimeios Didáticos não tem necessariamente conhecimentos profundos em informática, porém é maior do que o de usuários comuns. Este profissional não desenvolve softwares, não conserta computadores nem estrutura redes, porém analisa e auxilia a direção na tomada de decisões em projetos de construção ou aquisição de softwares tanto educativos quanto administrativos, e outros serviços de tecnologias, como criação e ampliação da rede de computadores, que tecnologia e solução se enquadra melhor na estrutura escolar ou acadêmica.

O foco está na utilização dos recursos tecnológicos no processo educacional, portanto sua atuação será junto aos professores, equipe pedagógica e direção, no sentido de construírem juntos um plano de ensino, plano de aula ou plano de curso no qual envolva a tecnologia no processo educacional, aí não entra somente o computador, mas todos os recursos tecnológicos possíveis, como televisão, rádio, música e tudo o mais que a imaginação permitir, daí a importância deste profissional estar sempre atento às tendências tecnológicas, e como adequá-las no processo educativo.

É válido lembrar que este profissional está presente no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC. Em Belém a única instituição que oferece este curso gratuitamente por enquanto é o IEEP.

Veja alguns exemplos práticos deste profissional aqui no blog, nas áreas “Dicas do Professor” e “Trabalhos“.

 

About these ads

Publicado em 22 de agosto de 2011, em Profissional Teclando e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 718 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: